Segredos Para Construir uma Vida de Primeira Classe

Por Oswaldo Neto

  • COMPARTILHAR



Tenho visto ao longo do tempo inúmeras pessoas dotadas de potencial justificar os seus fracassos e infelicidade com frases como, “eu não tive oportunidade na vida”, “eu nunca serei feliz”, “eu nasci para sofrer”, “minha vida é uma droga” e ficam estagnados nos seus objetivos, ficam anos trabalhando em lugares que odeiam

Primeiramente quero lhe dizer PARE com isso, PARE de se achar um(a) coitadinho(a), de viver alimentando suas emoções de lixo, você pode sim viver uma vida de sucesso e ser feliz, basta você mudar sua mentalidade, e absorver alguns princípios que levam ao êxito.

Quero compartilhar a seguir alguns dos principais segredos para que você tenha uma vida de primeira classe em todas as áreas da sua vida, tenho nos últimos 10 anos pesquisado e estudado a vida e as obras de diversas pessoas e empreendedores que obtiveram sucesso em suas vidas, tanto na área pessoal como na carreira e nos negócios.

 

1.     {C}{C}BUSQUE SABEDORIA

 

MAS AFINAL O QUE É SABEDORIA?

Sabedoria é a capacidade de se relacionar bem com as pessoas e distinguir as diferenças de cada um. É saber julgar e resolver problemas de forma justa. Sabedoria é criar hábitos de sucesso e colocar em ordem o nosso mundo interior e nossas emoções.

 

PERSIGA A SABEDORIA.

 

Devemos perseguir a sabedoria e fazer dela a base de nossa vida, muitas vezes é preciso buscá-la como se fosse um tesouro escondido. Para encontrar esse tesouro precisamos cavar fundo no solo. Mas isso não se torna árduo, porque procurar a sabedoria é algo muito divertido e prazeroso.

Adquirir sabedoria oferece uma base sólida para que você possa construir sua vida em meio às decepções e desilusões. A sabedoria pode gerar uma vida de sucessos extraordinários. Não é somente adquirir conhecimento, decorar fórmula, e etc. A sabedoria é a capacidade de julgar e tomar decisões de forma sábia e prudente respeitando as diferenças de cada um.

 

 

ADQUIRIRA SABEDORIA

 

Ser sábio não acontece de uma hora para a outra, demora um tempo para se construir uma vida moldada pela sabedoria. Sabedoria é a capacidade de resolver problema, aonde houver um problema, há uma oportunidade, a prosperidade vem quando resolvemos um problema. Descubra quais os problemas você pode resolver, pois, quanto mais difícil mais você ganhará para resolver, mas não se esqueça, faça o que você goste, tenha consciência das suas habilidades e afie o seu machado.

Os testes, as provas e os desertos da vida são outra fonte para adquirir sabedoria. Não esmoreça quando passar por problemas pense como eles podem te ensinar e aplique em sua vida. A provação gera em nós perseverança.

 

 

A SABEDORIA É TRANSFERÍVEL

 

A sabedoria pode ser transferida daqueles que a têm para outros. Você pode adquirir sabedoria estando perto de pessoas sábias e aprendendo com elas. Ouvir mensagens de homens de sucesso, participar de congressos, ler livros e pedir conselho de pessoas sábias.

É muito importante que você invista na sua formação acadêmica, pessoal, profissional. Compre todos os livros que puder da área que quer se tornar sábio e leia. Esteja em palestras, faça cursos, isso também é uma forma de adquirir sabedoria. Muitos não buscam sabedoria, porque requer tempo e diligência para encontrá-la e as pessoas comuns estão sempre cansadas. Preferem o lazer a buscar sabedoria.

A sabedoria é construída em detrimento dos prazeres da carne. O conforto de sua casa, seu sofá e sua novela, do que um banco duro de faculdade. É necessário ter foco para se obter sabedoria, é preciso estudar, ouvir, praticar, reavaliar e começar tudo de novo.

 

 

2. NÃO TENHA MEDO DO FRACASSO

 

 

O MEDO É O PRINCIPAL INIMIGO DO SUCESSO

 

Um dos principais inimigos do sucesso é o medo do fracasso. O medo paralisa, faz com que você se torne conformado com a sua situação. O medo de fracassar destrói a criatividade e anula a inovação.

Muitas pessoas são perfeccionistas, vivem atrás de serem aprovadas e elogiadas, querem ser reconhecidas pelas pessoas, gerando um medo de errar. O medo de errar traz comodismo e estagnação, leva a pessoa a andar em círculos e nunca se arriscar pelos seus objetivos.

Todos nós desejamos alcançar sucesso e realização. Mas se não existir em nós a confiança necessária e a certeza de que possuímos os recursos internos para realizar, seja o que for que desejemos, nada poderá ser conseguido.

Precisamos de uma dose de coragem, pois muitas pessoas têm capacidades enormes, mas esbarram no medo do fracasso e passam a vida toda imaginando o que aconteceria se elas tivessem tentado. Chegam ao fim da vida reclamando que não tiveram oportunidades, sendo que na verdade, não se arriscaram diante das oportunidades que se lhes apresentaram no decorrer de suas vidas.

Os maiores empreendedores da terra ousaram e deixaram de lado a segurança de um emprego com benefícios em busca da liberdade financeira. A liberdade financeira é diferente de ser rico, você pode ter riquezas e não ter liberdade, viver escravo do trabalho, ser avarento, ter medo de ser roubado e até mesmo esquecer-se da família em detrimento dos seus negócios.

Se você continuar medroso, nunca alcançara nada na vida. Se você tem medo do trânsito, nunca sairá de casa dirigindo. Se tiver medo de falar em público, nunca será um orador, se tem medo de ser rejeitado, nunca será um vendedor, e etc.

Exemplo de algumas pessoas que venceram o medo do fracasso e tiveram sucesso:

 

·         {C}{C}Bill Gates deixou Harvard antes de se formar para trabalhar com softwares começando numa garagem e fundou a Microsoft;

 

·         {C}{C}Abraham Lincoln fracassou durante 40 anos para ser eleito presidente dos Estados Unidos;

 

·         {C}{C}Samuel Klein dono das Casas Bahia nasceu na Polônia e foi levado prisioneiro a um campo de extermínio nazista durante a segunda guerra mundial, mas conseguiu fugir, tentou imigrar para os Estados Unidos, foi barrado, então veio para o Brasil onde construiu um império;

·         {C}{C}Soichiro Honda enfrentou os amigos ao ser ridicularizado e tachado de visionário, quando jovem, abriu sua primeira fábrica que foi bombardeada duas vezes pela guerra e perdeu parte dela, ele não desistiu e reconstruiu sua fábrica, mas um terremoto novamente a arrasa. Imediatamente após a guerra segue-se uma grande escassez de gasolina em todo o país e este homem não pode sair de automóvel nem para comprar comida para a família. Em vez de desistir ele adapta um pequeno motor à sua bicicleta e sai às ruas, criando assim a Honda Motors e a primeira motocicleta, ficou milionário;

·         {C}{C}Despedido por falta de ideias”. Essa foi a justificativa de um jornal para demitir Walt Disney;

·         {C}{C}Ele é burro demais para aprender alguma coisa.” Este era o consenso entre os professores de Thomas Edison, inventor da lâmpada entre outras tantas coisas.

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DE PESSOAS DE SUCESSO

Pessoas de sucesso se arriscam, se você nunca se arrisca, nunca fracassará e também nunca terá sucesso. Fracasso não significa fim, significa prepare-se melhor e tente de novo.

Pessoas de sucesso sonham alto, não devemos desprezar os pequenos começos, mas isso não pode nos paralisar e nos conformar, devemos seguir adiante. Não faça planos pequenos, sonhe alto.

Pessoas de sucesso são corajosas e sempre buscam superar os obstáculos, elas não têm medo de fracassar e sempre tentam novamente com coragem e ousadia para vencer.

Pessoas de sucesso assumem o controle de suas vidas e mudam de direção, eles ajustam suas atitudes para começar a pensar como vencedores evitam dar desculpas para os seus fracassos.

 

3.      {C}{C}SEJA VISIONÁRIO

A VISÃO VEM DO SEU PROPÓSITO

A visão é o seu propósito refletido em imagens. Descubra o seu propósito aqui na terra e visualize os seus objetivos sendo realizado e alcance o sucesso. O propósito é a sua missão na vida, é o porquê você existe e pode realisar de forma excelente.

As empresas de sucesso surgem por intermédio de um líder visionário. A visão faz com que os obstáculos sejam suportáveis, e dá força ao cansado. Uma visão bem definida faz você suportar as adversidades, mesmo que as coisas saem errado você avançará para o alvo.

A visão leva você a liberar o seu potencial para alcançar seus objetivos. O tamanho da sua visão define o tamanho da sua conquista. Você precisa ver no futuro o que quer alcançar e trabalhar diligentemente.

Quando descobre o seu propósito na terra você recebe sua visão. A visão é comparada aos sonhos, desejos e paixão. Por isso falamos sobre a paixão de Cristo que foi o propósito de salvar o mundo, mesmo tendo que passar pela angústia, tortura, humilhação e ser pregado na cruz como um bandido.

O seu propósito de vida te leva direto à sua visão. Exemplo: se o seu propósito é ser um advogado, sua visão é ser o advogado o melhor advogado da sua cidade. A visão determina o tamanho que o seu propósito será. Seu propósito pode ser de se tornar um empresário e a sua visão de ser o maior empresário da sua cidade.

O propósito é uma filosofia de vida, mas a visão é algo mensurável, palpável e temporal. Defina sua visão!

Os empreendedores de sucesso que eu conheço são visionários, e para eles a sua visão muitas vezes é mais real do que sua realidade ao redor. Na verdade sua visão é sua realidade. É como ver o futuro antecipadamente, trazer o futuro para o presente e o presente levar para o futuro. Os visionários veem antecipadamente o seu sucesso antes dos outros, você precisa ver sua casa antes de comprá-la.

A VISÃO TORNA VOCÊ PERSISTENTE

 

Quando sabe o que realmente quer e consegue visualizar, então, não importa o que aconteça, você nunca desistirá da visão. A persistência em cumprir o nosso propósito de vida vem da visão. A visão te transporta para o futuro, e a falta dela te deixa no passado.

Não importa quantos anos você tenha, ainda dá tempo de definir uma visão para sua vida. Deus vai te dar a capacidade de ver o que ninguém mais consegue. Com sua visão bem definida você terá condições de planejar o seu futuro, traçar metas pessoais, familiares, profissionais e ministeriais com mais precisão e ainda terá uma grande assertividade.

Sua visão vai definir sua rotina, vai determinar com quem anda, irá estabelecer os livros e os assuntos que você lê. Sua visão tem o poder de selecionar tudo ao seu redor. Quer um exemplo? Se a sua visão é ser médico, você entrará para uma universidade de medicina, os assuntos mais interessantes para você serão sobre medicina, quando você estiver em uma roda de conversa, se alguém entrar no assunto relacionado à sua visão, isso irá chamar sua atenção.

A sua visão tem o poder de selecionar a sua rotina diária e te manter ligado às coisas que ocorrem no mundo. Se isso não acontece com você, é um sinal de que ainda não está no caminho da sua visão. A visão é seletiva. Sua visão abrirá portas. Você será reconhecido pela visão que tem e pela paixão em realizar o seu propósito de vida. Veja hoje o que você terá no futuro.

 

4.      {C}TENHA SUAS METAS BEM DEFINIDAS

 

 

 O PODER DAS METAS ESTABELECIDAS

 

Em seu livro What They Dorít Teach You at Harvard Business School (O que não é ensinado na Escola de Administração de Harvard), Mark McCormack refere-se a uma pesquisa realizada em Harvard entre 1979 e 1989. 

Em 1979, a seguinte pergunta foi feita aos formandos do programa de MBA de Harvard: "Você estabeleceu metas claras, por escrito, para o seu futuro e fez planos para concretizá-las?" Verificou-se que apenas 3% dos formandos tinham escrito planos e metas. Treze por cento efetivamente tinham metas, mas não de forma escrita. E 84% não tinham qualquer meta específica, a não ser terminar o ano letivo e curtir o verão.                                                  

Dez anos depois, em 1989, os pesquisadores voltaram a entrevistar as mesmas pessoas. Constataram que os 13% que tinham metas não escritas estavam ganhando em média o dobro dos 84% de estudantes que não tinham meta alguma.

O mais surpreendente foi que os 3% de formandos que tinham metas claras e por escrito ao deixarem Harvard estavam ganhando em média dez vezes mais que os outros 97% juntos. A única diferença entre os grupos era a clareza das metas que estabeleceram ao se formarem.

Uma visão só pode se concretizar através das suas metas estabelecidas. Mas o ato de estabelecer metas para alcançar o alvo não é uma tarefa fácil, somente algumas pessoas sabem definir suas metas e dessas pouquíssimas tem por escrito e visualizam diariamente. Meta é um plano de ação para alcançar um alvo e chegar à sua visão, é saber o que eu quero, como e quando vou alcançar.

Ao falhar no estabelecimento de metas, você está se preparando para fracassar, se tem uma visão e um propósito de Deus, não pode aceitar sua situação presente como definitiva, pois é apenas uma fase.

Devemos estabelecer um plano de ação para atingir nossos sonhos e alvos de vida, caso o contrário nossa visão morre. A visão requer trabalho para ser estabelecida, e ter um plano de ação é fundamental. Muitas pessoas têm uma visão de serem empreendedoras, mas começam sem um plano de negócios, ou até têm um, mas não o seguem. Pessoas sem metas sucumbem e não chegam a lugar algum.

Mediante o estabelecimento de um programa de metas pode-se esperar o cumprimento da visão. O alvo que é discernido numa visão, leva-nos a traçar metas que permitem o desenvolvimento da visão. As metas promovem entusiasmo, quando se começa a completá-las em direção à visão, isso nos dá um senso de dever cumprido e nos motiva a passar para a próxima etapa.

O estabelecimento de metas define nosso foco e nossas prioridades, isso ajuda na tomada de decisões. As metas nos mantém focalizados na visão, nos protegendo da distração da vida. Algumas pessoas não têm senso de prioridades. Não sabem falar não para os outros, ao invés de se dedicarem ao seu alvo, assumem compromissos que não queriam e isso atrapalha o processo para cumprir as metas.

Muitos não estabelecem metas porque exigem determinação e disciplina. A disciplina sem uma visão produz escravos, mas a disciplina com um propósito nos faz alcançar a visão.

Para se estabelecer metas que levem ao sucesso é preciso:

 

ü  {C}{C}Definir metas para todas as áreas: pessoal, familiar, ministerial e profissional;

ü  {C}{C}Tê-las por escrito e que estejam em um local onde você possa vê-las diariamente;

ü  {C}{C}Que comecem do global para o específico;

ü  {C}{C}Sejam mensuráveis e quantitativas, indicando o tempo que se quer alcançar;

ü  {C}{C}Que sejam claras, tangíveis e palpáveis;

ü  {C}{C}Tenha metas de curto, médio e longo prazo.

Lembre-se: Sucesso não é sorte e ser feliz não é impossível!


  • COMPARTILHAR

Solidariedade

    22 de Fevereiro de 2018

  • COMPARTILHAR



Solidariedade

Casal sequestrado pedi ajuda aos internautas

22 Fevereiro 2018
Evangelização